Amig@s,
Colaborei em 14.07 com um evento comemorativo dos 18 anos do ECA, uma realização de um grupo de profissionais que concluíram o Curso de Extensão e Disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais-JPPS, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência - NETCCON.ECO.UFRJ, e pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI. O evento foi um sucesso.
Contamos com a presença do professor Deodato Rivera, um dos responsáveis pela elaboração do texto do Estatuto.
Exibimos o vídeo que gravei em 1989 num Colóquio onde esse texto ainda estava em fase de elaboração. Debatemos muito, ouvimos depoimentos de pessoas dos Conselhos Tutelares, começamos a organizar um embrião de ação de continuidade da divulgação do "ECA".
Nessa oportunidade, um jovem de 18 anos (Luiz Fernando - Projeto Legal) leu o 4° artigo da Lei. Compartilho esse texto nesse momento em que tantas crianças e jovens são mortos, escravizados ou estão fora das escolas porque têm que trabalhar. Mas também o divulgo porque a maioria da nação não tem a menor informação sobre esse Estatuto.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Mais abaixo aponto e recomendo três matérias sobre o ECA:
1) Estatuto da Criança e do Adolescente ganha versão em quadrinhosBrasília - A Câmara dos Deputados lançou em seu portal Plenarinho o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em quadrinhos. A publicação Eca em Tirinhas ...!(www.plenarinho.gov.br)
2) ''Candidatos devem assumir compromisso com o ECA''
IMPERATRIZ – Maranhão
http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi.asp?codigo1=170719
3) Paulo Vannuchi: 'maioridade penal não é a questão' Saiba mais:
10/07/2008 - "O Brasil deve investir na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e não no debate sobre a redução da maioridade penal". A avaliação é do ministro-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi.
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/56796/paulo-vannuchi-maioridade-penal-nao-e-a-questao-
Abraços em tod@s,
Luiz Fernando Dudu Azevedo Edu.comunicaçãoInternet Colaborativa - Produção de Vídeos
21 2551-4778 / 9907-9329
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sinceramente,Dudu, diante de tantos crimes cometidos por pessoas cada mais jovens, não sei o que dizer.A sociedade apodreceu nos últimos vinte anos. Esta geração está perdida! Como recuperá-la? O que sei é que já perdi a esperança com os filhos dos outros que não têm educação em casa. Estão cada vez mais sem um mínimo de respeito pelo professor.Engana-se quem pensa que a família responsabiliza a escola pela educação. Ai de quem tente orientá-los. Somos xingados e agredidos diariamente. Deveríamos criar um Estatuto do Professor da Criança e do Adolescente mal-educado.Vou pedir aposentadoria antes que tenha um AVC em sala de aula, como vem acontecendo com muitos colegas. Esqueceram dos nossos direitos.
Postar um comentário