domingo, 29 de junho de 2008

MiniBoletim 10: O papel das novas mídias na Educação: professor e aluno como autores (247 palavras)

Amig@s,

Fui convidado para mediar um encontro de professores da rede municipal do Rio de Janeiro.
O tema do evento será “Convergência de Mídias”! Procurei subsídios para discutir nessa ocasião e achei um texto do EducaRede na internet, “Tecnologias na Educação: qual a lógica”?
Vale a pena dar uma estudada, seja você professor ou não.
Abraços,
Luiz Dudu Azevedo - Internet Colaborativa / Produção de Vídeos
(http://luizduduazevedo.blogspot.com/)

“O papel das novas mídias na Educação: professor e aluno como autores”
Jaciara de Sá Carvalho – março de 2008

Há quem pense que as tecnologias estão chegando para nos aprisionar: tem de usar Internet nas aulas, tem de aproveitar o software que a escola comprou, tem... Mas as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) “não são meros artefatos que a gente vai colocar para ficar moderninho”. Precisamos percebê-las enquanto Cultura e com um olhar político.

Esse é o convite que Nelson Pretto faz a todos os educadores que querem contribuir para melhorar os índices educacionais do País. O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/UFBA) participou, no último dia 13 de março, do "1º Congresso Nacional Cidade Escola de São Bernardo do Campo" (SP), e falou para cerca de seis mil educadores sobre “O papel das novas mídias na Educação: professor e aluno como autores”. Após o evento, Pretto concedeu uma entrevista ao EducaRede.

Entrevista completa em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=302

3 comentários:

Angela Santos disse...

Querido Dudu,
Acabei de fazer o curso: Formação Continuada em Mídias na Educação, DA PROINFO.
Adorei o texto e escutei o vídeo de de Nelson Pretto, concordo em gênero, número e grau com Pretto.
A educação com as novas tecnologias sem a colaboratividade, professores e alunos, autores do seu processo educativo. Assim, teremos o ensino produzido por quem ensina e por quem aprende. Concluindo: Teremos a verdadeira aprendizagem!
Beijocas e boa sorte na midiação!
Vale a pena Dar uma lida. Resume o que entendo por educação com o uso doas TICs(Tecnologias DA Informação e Comuninação: TV, Vídeo, Computadores, Rádios, Jornais e Livros)é, jornal e livro também são produtos DA tecnologia, ver Walter ONG:"
A escrita é uma tecnologia!


O mais interessante nessa ideia é que a escrita não é apenas uma tecnologia como as outras. A escrita é a tecnologia! Como diz Ong "a mais drástica" das tecnologias, já que a impressão e a informática apenas vieram continuar o que a escrita há muito começou e para sempre alterou..."(ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização DA palavra. Campinas, SP: Papirus, 1998)

Fátima Campilho disse...

Dudu,
Esse cara é bom!
É por estas e outras que não entendo porque não colocam internet logo nos laboratórios de informática. O uso de blogs é fundamental, porém não se valoriza a liberdade de criação de alunos e professores.
Parabéns pelo convite. Você merece.
Abraços.

G! disse...

Dudu,
Quando será o encontro que vai mediar? Será aberto para educadores 'informais'?
Vou lá fazer sua "claque" ;^))
O Prof. Nelson Pretto manda bem demais. Esta entrevista foi no Campus Party e há entrevista da Prof. Lea Fagundes que é também de cair o queixo, é de ouvir em pé.
Nos referimos muito nestas idéias/práticas quando fizemos a oficina "Mídia: criação do espaço cidadão e formação de identidades" no FÓRUM MÍDIA LIVRE (mês passado) que tem o plano de aula publicado em http://www.ondajovem.com.br/planodet.asp?idtexto=234.

Valeu !