MiniBoletim 13: Internet Colaborativa + "Conversar é uma forma de amar": 304 palavras
Olá amig@s,
Abaixo (item 1) um trecho de texto que propõe..., conversarmos! Existe maneira mais simples de aprender, ensinar, ser solidário, colaborativo e existir?
No item 2 uma Ópera Brasileira.
1) Conversar é uma forma de amar
Esse é o título de uma matéria escrita por Márcia Tiburi, filósofa, escritora e artista plástica, para a revista "Vida Simples".
São palavras dela: (...) Da conversação é que surgem todas as nossas relações sociais: desde a família até as decisões políticas, passando pela amizade e pelo amor. É porque não sabemos que a arte da conversa é muito mais do que a mera persuasão, que convencimento ou sedução, que perdemos de vista sua função ética. Conversar serve para criar laços sinceros e reais. Com ele se funda o que chamamos sociedade cujo laço essencial é o amor, segundo Humberto Maturana, importante biólogo e filósofo chileno da atualidade.
(...) Mas o problema maior em nossa sociedade atual é o fato de que incorporamos a proibição da conversa. Introjetamos o medo do contato.
(...) Quantas vezes parecemos conversar, mas isso não ocorre. Conversações estranhas, porque sem diálogo, aparecem quando numa festa, num encontro casual, ou na escola, no trabalho, ou mesmo em casa, contamos sobre um filme que vimos. A pessoa a quem nos dirigimos, quem deveria conversar sobre o que lhe dizemos, recorre imediatamente a outro filme que ela viu ou diz não gostar de cinema.
Os subtítulos dessa matéria, por si, já são interessantes:
"Ninguém conversa mais", "Conversar é perigoso, dizem os donos do poder", "O que teremos a nos dizer no futuro"?
A íntegra do texto está no endereço abaixo. http://www.marciatiburi.com.br/textos/conversareumaforma.htm
2) Para encerrar um "texto não colaborativo". É mais um convite para compartilharmos de uma música brasileira que Dialoga com todos nós, como sugere acima a Marcia Tiburi...! Ela pode ser vista em http://www.youtube.com/watch?v=v97YvRmD_Yo=
Grande abraço,
Luiz Fernando Dudu Azevedo
(http://luizduduazevedo.blogspot.com)EduComunicaçãoInternet Colaborativa - Produção de Vídeos
21 2551-4778 / 9907-9329
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É mesmo, Dudu.
Isto acontece porque não sabemos ouvir.Precisamos voltar ao passado, à roda e a rede.
Abraços.
Postar um comentário